quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como construir antena rural para celular







Material para a construção da antena:
antena para celular a partir de uma de tv

• Meio metro de fio rígido 1.00mm (um milímetro) desses que tem nas instalações elétricas, e que você compra em casas de material elétrico.
• Uma emenda para cabo de parabólica (tipo N-fêmea).
Rosca Macho







• Durepox (ou cola quente).

Ferramentas:
• Serra.
Serra








• Alicate.
• Régua ou trena.
• Lixa.
• Tesoura com ponta.
Ir para o topo


Materiais adicionais:
• Celular com entrada para antena.

Aparelho com entrada para antena

















• 5 metros de cabo para parabólica.
Cabo Coaxial de Parabólica













• Kit adaptador.

Kit Adaptador













Ir para o topo
Início:
A antena que citada no projeto tem 1.20m de comprimento, com seis furos já feitos. São esses furos que vão nos interessar.
As antenas de fábrica tem um cano de alumínio como base e atravessados nele uns caninhos do mesmo material, esses caninhos tem o nome de elementos. Há um arco elíptico com formato de dois “C”. Essa curva e quem recebe o sinal que e acoplado pelos elementos, assim a antena que você irá fazer terá oito elementos contando com a curva.
1º passo:
A antena que você vai fazer tem seis tem furos mas é preciso oito furos, então será preciso fazer mais dois da mesma espessura dos outros seis para que a curva e o outro elemento se encaixem sem folga, isso vai ser feito com a ponta da tesoura, ficando mais ou menos assim:
Antena vista de perfil, a parte azul é a curva, a vermelha é o conector

Esse espaço que ficou do lado esquerdo do corpo da antena e justamente para a braçadeira que irá fixar a antena a algum mastro ou torre, essa braçadeira e no formato de “C”, e as suas duas pontas são rosqueáveis, acompanha a antena quando você a compra na loja, então serão mais dois furos.

Ir para o topo

2º passo:
O segundo passo será a medição dos elementos. O 1º elemento a ser medido será o elemento da ponta da antena, e você já pode serrar um daqueles caninhos que vieram com a antena de tv, você vai serrar um tamanho de 14 cm e já pode encaixa-lo no 1º furo da ponta da antena. O próximo será a curva, que também e um elemento ele vai medir 116 cm. Pegue um caninho de mais ou menos 35 cm e faça um furo com a ponta da tesoura bem do meio de uma extremidade e outra que dê para passa o fio rígido (1 mm). Agora o encaixe no 7º furo a partir do 1º elemento, de modo que uma ponta do fio fique apenas em uma das duas bocas do caninho, e que outra ponta fique do lado de dentro do corpo da antena sobrando uns 10 cm. Com o alicate você vai pegar o lado da curva (que está em andamento) que não tem o fio, e vai fazer a 1ª curva assim:
Antena rural para celular, com a curva quase pronta

O mesmo devera ser feito com a outra extremidade, mas cuidado. Obs. : Não retire a capa isolante que recobre fio, pois ele não pode, por enquanto, encostar na parte metálica da antena. Vai ficar assim:
Antena rural para celular, com a curva pronta


Corte o fio de forma que seja possível descascar a ponta do fio e conecta-lo a ponta da curva, como visto acima (as duas extremidades não se tocam de forma alguma, apenas o fio que e conectado a extremidade da curva de baixo, que pode se por meio de solda ou só conectado).


3º passo:
Tendo-se o 1º elemento e a curva, já deu pra perceber que eles dois tem tamanhos diferentes, então amarre uma linha na curva e outra no elemento da ponta, faça isso dos dois lados. Então vá colocando os outros elementos de modo que a antena forme uma espécie de “escadinha”. Isso porque e assim que o sinal chega até a antena. Atrás da curva vai ser colocado um elemento, o qual é o maior de todos, ele medirá 16,7 cm, sem ele o sinal é fraco, pois ele serve como barreira para o sinal, e será captado pela curva.

Ir para o topo


4º passo:
Na antena resta apenas o conector a ser colocado. Faça um furo que de pra passar o conector rosqueando, puxe a ponta do fio que esta dentro do corpo da antena, descasque a ponta e conecte do lado de dentro do conector. Se necessário, use o durepox ou a cola quente para fixa-lo, faça o mesmo com a curva e com os elementos. Não se esqueça de colocar a braçadeira, pois ela sera útil.

Ir para o topo

5º passo (Conexão Antena-celular):
Com o cabo em mãos, coloque em uma de suas extremidades um conector do tipo “macho”, e enrosque no conector da antena. A outra extremidade vai ser colocada no kit adaptador, pode ser por simples conexão, ou por uma rosca própria, que deve custar uns R$ 12.00. Se for por simples conexão deve-se observar que o cabo tem um fio rígido interno e um “externo” do tipo malha. O rígido devera ser conectado do lado de dentro do kit, e o malha do lado de fora.


Ir para o topo

Testando a Antena:
Conecte o kit adaptador no celular, se possível vá para um lugar alto, como por exemplo, em cima de uma casa. Aponte a antena para a ERB (estação radio base) ou a torre mais próxima, ou simplesmente para a cidade.
Se na sua região já houver algum sinal, mesmo sendo fraco, você tem mais chances da antena funcionar. Logo que todos os passos forem seguidos, vá na configuração do celular depois configuração de rede, depois seleção de rede e selecione seleção manual. Irá aparecer as redes disponíveis, isso significa que a antena deu certo, então volte e selecione, seleção automática. Você pode usar o ícone de força de sinal que fica na parte de cima da tela do aparelho, então vá girando a antena lentamente até conseguir o sinal mais forte. Prenda a antena em um mastro para que o vento não a gire.


Ir para o topo


OBSERVAÇÕES:
• Se todos os passos foram seguidos, mas antena não funcionou, então vá diminuindo ou aumentando os elementos. Também reveja a curva se ela esta montada corretamente.
• Não deve haver obstáculos na frente da antena tais como, árvores ou paredes.
• Quanto mais alta a antena estiver melhor, pois irá diminuir obstáculos como montanhas e árvores.
• Você pode aumentar o cabo, se necessário tendo em vista que haverá perda de sinal de acordo com a distância entre celular e antena. Nesse caso você terá que colocar um cabo mais grosso do próprio para celular, como por exemplo, para 15 m, um cabo RGC-213.
• Se você quiser pode construir antenas maiores, pois quanto maiores melhor será o sinal, observando a questão de proporcionalidade.
• Para conectar dois celulares ou mais na antena você precisa de um "divisor de sinal" de parabólica. (Ver imagem)
Ir para o topo

2 comentários:

  1. Parabéns, pois das antenas caseira que tenho pesquisado, essa foi a que mais nos forneceu detalhes técnico. Vou construir uma destas, agora com mais propriedade já que venho tentando encontrar uma que atenda a minhas necessidades (12km distante da torre). Continue CEZAR ajudando quem precisa.

    ResponderExcluir
  2. Titanium Pan-Seared Wings - TITanium-arts.com
    Titanium titanium fat bike Pan-Seared Wings are made titanium teeth dog with the titanium trim hair cutter reviews finest quality ingredients from our classic infiniti pro rainbow titanium flat iron recipes. These wing hot sauces range from sweet and spicy ford fiesta titanium

    ResponderExcluir